Me chame pelo seu nome (Call me by your name) de André Aciman


"Você vê a pessoa, mas não a enxerga de verdade, ela simplesmente está por ali. Ou até enxerga, mas nada bate, nada chama a atenção e, antes mesmo que você perceba uma presença ou algo incomodo, as seis semanas que lhe foram oferecidas já passaram e a pessoa ja foi embora ou esta prestes a ir, e você fica lutando para aceitar algo que, sem que você soubesse, vinha ganhando forma bem debaixo do seu nariz, trazendo consigo todos os sintomas daquilo que só pode ser chamado de desejo. Como eu não percebi? Você se pergunta. Sei reconhecer o desejo - desta vez, no entanto, tinha passado completamente despercebido. Eu me saia com meu sorriso misterioso, que fazia o rosto dele se iluminar toda vez que lia meus pensamentos, mas tudo o que eu queria era pele, apenas pele."

O primeiro contato que eu tive com essa obra foi a partir do filme lançado e indicado ao Oscar com o mesmo nome original, quando soube que a inspiração veio de um livro me contive (e muito) para não assistir, coloquei na cabeça que só iria assistir depois de ler a obra original que também foi muito elogiado pela critica. Agora 2 anos depois, cá estou eu me perguntando por que enrolei tanto pra ler esse romance incrivel... No meio de tantos livros, compromissos, faculdade simplesmente esqueci do livro na estante.

Me chame pelo seu nome é um romance/drama escrito pelo André Aciman, lançada em 2007 no pais de origem, mas somente em 2017 no Brasil pela Editora Intrinseca.
A historia é ambientada na linda Italia dos anos 80 e é narrado em primeira pessoa pelo personagem principal Elio, ele tem um pai filosofo/escritor/professor que em todos os verões de ferias convida um academico em formação pra casa de verão que possuem em uma cidadezinha da Italia (no livro não é especificada a cidade, somente em alguns momentos é nomeada como B.), então naquele verão narrado por Elio, seu pai convida o recém formado Oliver para passar as ferias com a familia, assim começa o romance dos dois.

No inicio da narrativa já é trago para o leitor os sentimentos de Elio por Oliver, sem enrolações e a partir dessa ideia ele começa a contar o que aconteceu naquele verão que o marcou para toda a vida. O livro é dividido em três partes que é como "fases do relacionamento" dos dois.
É importante lembrar que o livro é contado somente pelo olhar de Elio e de forma muita intensa, o personagem tem uma forma muita verdadeira e profunda de descrever seus sentimentos, em alguns momentos até podendo ser comparados com devoção ao outro personagem, vemos um lado meio "stalker" e até meio inocente do Elio na primeira parte, em que ele deseja não somente ter o Oliver mas também ser ele, e é dessa ideia que temos o nome do livro.
Já da parte do Oliver vemos um lado mais frio, não reciproco e pouco simpático, ele é cercado de mistério e charme, na historia é contado diversas vezes como é ele conquista a todos muito rapidamente.
Na segunda e terceira parte do livro já é desenrolado realmente o romance dos dois, descobrimos a reciprocidade e uma relação intensa e confusa

Me chame pelo seu nome não é somente um romance bissexual, é um livro sobre transição, descoberta, desejo e liberdade, não se engane a achar que é somente um livro jovem adulto em que o mocinho conhece o amor da sua vida, longe disso! A historia é contada de forma muito real e sincera, onde conseguimos facilmente se identificar, principalmente pelo fato de apesar do romance principal ser de duas pessoas do sexo masculino, ambos tem relações com o feminino, não de uma forma negativa, pelo contrario, o livro traz um pensamento legal sobre amar de forma livre e sem amarras, desejar e amar não o gênero e sim o ser humano como algo unificado.

Compre pela Amazon: https://www.amazon.com.br/Me-Chame-Pelo-Seu-Nome/dp/8551002732



Comentários

Postagens mais visitadas