Projeto Stephen King: O Iluminado (The Shining)


O primeiro livro lido do ano e também do projeto Stephen King (sim, até ano passado eu não havia lido nenhuma obra do autor, fuck my life) foi o eletrizante "O Iluminado" publicado em 1977 e ganhando uma versão cinematográfica em 1980 dirigido pelo incrível Stanley Kubrick, mas se engane ao achar que o filme foi fiel a obra de King, há muitas diferenças entre elas. Em 2013 foi lançado a continuação da historia intitulado de "Doutor Sono" que também irei ler em breve pois já tem adaptação vindo por ai! Mas então vamos falar do livro...

Nome original: The Shinning
Autor: Stephen King
Lançamento: 1977
Editora: Suma
Paginas: 463 
Compre aqui pela Amazon.
*Dados da edição lida por mim

Nota: ★★★★★

A livro gira em torno da família Torrance, composta pelo casal Jack e Wendy e seu único filho Danny de 5 anos. A historia se inicia quando Jack arranja um emprego de zelador no isolado Hotel Overlook onde ele terá que ficar hospedado com sua família durante todo o inverno, o família acredita que lá conseguirão fugir dos problemas que o estavam atormentando nos últimos tempos e finalmente ter paz, porém aos poucos irão perceber que nesse hotel habita forças malignas dispostas a ter eles a qualquer custo.

A escrita de Stephen King é cheia de detalhes, mas de uma forma que não deixa a leitura difícil e sim mais empolgante, ele consegue inserir um suspense que nos faz ficar sem ar o tempo todo e não querer soltar o livro até terminar.

A construção do personagem Danny é feita de maneira cuidadosa, apesar de pouca idade ele traz uma grande maturidade e inteligencia, porém ao mesmo tempo ele continua sendo uma criança inocente de 5 anos que sente um amor incondicional pelos pais mesmo sendo imperfeitos e tendo suas falhas, principalmente se tratando do pai. 
Ao longo do livro vemos no Jack uma figura problemática e agressiva, porém é complicado pro leitor sentir raiva ou nojo do mesmo, pois vemos as ações dele a partir do que ele mesmo conta sempre na posição de arrependimento ou vitima de seu problema com álcool, também vemos na visão de Danny ou Wendy, que veem no pai e marido um homem arrependido do que fez e que apesar de todos os erros ama a sua família e faria de tudo pra protege-la. 
O hotel e suas ~forças do mal~ com conhecimento do histórico dessa família começa a agir em suas principais fraquezas e inseguranças, em especial se tratando de Jack, que por seu arrependimento e sensibilidade com a mulher e filho é visto como alvo mais facil.

Na historia não temos muitas cenas "assustadoras" ou algo do tipo, posso dizer que é mais um livro de suspense do que terror. As primeiras partes é mais voltado a apresentar a família, conhecer seu histórico difícil e complicado, mas assim que entendemos tudo isso e o hotel começa a agir, a historia começa a realmente se desenrolar. Na minha opinião as ultimas 100 paginas é a melhor parte do livro, super eletrizante e não me fez parar de ler em nenhum instante.

Obs: Como dito antes a adaptação cinematográfica de Kubrick não foi totalmente fiel a obra do King, ou seja os finais de ambas são beeem diferentes, sem querer ser cliché mas o final do livro é melhor rsrsrs.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A unica mulher (The Only Woman in the Room) de Marie Benedict

Voragem (Manji) de Junichiro Tanizaqui

Os sete maridos de Evelyn Hugo (The seven husbands of Evelyn Hugo) de Taylor Jenkins Reid